06 março 2009

Depois de algum tempo você aprende!!

De página em página na Internet deparei-me com este texto fabuloso de autoria de Camila de Lima!! Este texto tem como base um poema registado sob o nome da autora Verónica Shoffstal, muito embora em alguns sites mencione que é da autoria de William Shakespeare! Mais consta que William Shakespeare nunca escreveu um texto de auto-ajuda!!!
.
Fora esta controvérsia, este texto de auto-ajuda é lindíssimo!!
.
“Depois de algum tempo aprendes a diferença, a subtil diferença, entre dar a mão e acorrentar uma alma. E aprendes que amar não significa apoiar-se, e que companhia nem sempre significa segurança. E começas a aprender que beijos não são contratos e presentes não são promessas.

Acabas por aceitar as derrotas com a cabeça erguida e olhos adiante, com a graça de um adulto e não com a tristeza de uma criança. E aprendes a construir todas as tuas estradas de hoje, porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos, e o futuro tem o costume de cair em meio ao vão.

Depois de algum tempo aprendes que o sol queima se te expuseres a ele por muito tempo. Aprendes que não importa o quanto tu te importas, simplesmente porque algumas pessoas não se importam… E aceitas que apesar da bondade que reside numa pessoa, ela poderá ferir-te de vez em quando e precisas perdoá-la por isso.
Aprendes que falar pode aliviar dores emocionais.
Descobres que se leva anos para se construir a confiança e apenas segundos para destruí-la, e que poderás fazer coisas das quais te arrependerás para o resto da vida.
Aprendes que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias.
E o que importa não é o que tens na vida, mas quem tens na vida. E que bons amigos são a família que nos permitiram escolher. Aprendes que não temos que mudar de amigos se compreendemos que os amigos mudam, percebes que o teu melhor amigo e tu podem fazer qualquer coisa, ou nada, e terem bons momentos juntos.
Descobres que as pessoas com quem tu mais te importas são tiradas da tua vida muito depressa, por isso devemos sempre despedir-nos das pessoas que amamos com palavras amorosas, pode ser a última vez que as vejamos.
Aprendes que as circunstâncias e os ambientes têm influência sobre nós, mas nós somos responsáveis por nós mesmos. Começas a aprender que não te deves comparar com os outros, mas com o melhor que podes ser.
Descobres que se leva muito tempo para se tornar a pessoa que se quer ser, e que o tempo é curto. Aprendes que, ou controlas os teus actos ou eles te controlarão e que ser flexível nem sempre significa ser fraco ou não ter personalidade, pois não importa quão delicada e frágil seja uma situação, existem sempre os dois lados. Aprendes que heróis são pessoas que fizeram o que era necessário fazer enfrentando as consequências. Aprendes que paciência requer muita prática.
Descobres que algumas vezes a pessoa que esperas que te empurre, quando cais, é uma das poucas que te ajuda a levantar. Aprendes que maturidade tem mais a ver com os tipos de experiência que tiveste e o que aprendeste com elas do que com quantos aniversários já comemoraste. Aprendes que há mais dos teus pais em ti do que supunhas.
Aprendes que nunca se deve dizer a uma criança que sonhos são disparates, poucas coisas são tão humilhantes e seria uma tragédia se ela acreditasse nisso. Aprendes que quando estás com raiva tens o direito de estar com raiva, mas isso não te dá o direito de ser cruel.
Descobres que só porque alguém não te ama da forma que desejas, não significa que esse alguém não te ama com tudo o que pode, pois existem pessoas que nos amam, mas simplesmente não sabem como demonstrar ou viver isso.
Aprendes que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém, algumas vezes tens que aprender a perdoar-te a ti mesmo.
Aprendes que com a mesma severidade com que julgas, poderás ser em algum momento condenado.
Aprendes que não importa em quantos pedaços o teu coração foi partido, o mundo não pára para que tu o consertes. Aprendes que o tempo não é algo que possa voltar para trás.
Portanto, planta o teu jardim e decora a tua alma, ao invés de esperares que alguém te traga flores. E aprendes que realmente podes suportar mais… que és realmente forte, e que podes ir muito mais longe depois de pensar que não se pode mais. E que realmente a vida tem valor e que tu tens valor perante a vida!
As nossas dúvidas são traidoras e fazem-nos perder o bem que poderíamos conquistar, se não fosse o medo de tentar.”
Sweet Kisses by Sweet Tsunami...

3 comentários:

BibaRita disse...

Sweet ha já algum tempo uma pessoa deixou-me como comentario a um post meu com esse mesmo texto que transcreveste para o teu blog. Se fores ao post de Saturday, June 07,2008 intitulado ... love letter lá encontraras esse texto.
Quando o li ameio. quis interioriza-lo. dete-lo como meu lema.E consegui. aos poucos as pequenas ajudas. o transcrever de ideias. rete-las e ESSENCIALMENTE O REFLECTIR conduz á razão ou seja o iluminar do caminho pretendido.

Todas as escrituras seguem a Biblia e seus valores (que pessoalmente tanto prezo).. tudo o que nos indique o caminho, nos alivie, deve ser valorizado assim por si só.

teresa disse...

Amiga, não tinha conhecimento de tal comment!

Senão mais cedo teria transcrito este texto para o meu blog, com a menção que teria tido conhecimento do mesmo através do teu blog!

Achei-o simplesmente fabuloso e merecedor de ser partilhado com o mundo!

Pois como texto de auto-ajuda que é, poderá vir a ajudar muita gente!

E a mim sempre que eu precisar!!!

Beijos...

Bombokinha disse...

Prendas no meu blog.
Beijokinha da bombokinha.